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Como melhorar o desempenho da sua equipe - O que é desempenho?

··7 minutos·
Rafael Issao
Autor
Rafael Issao
Apaixonado por tecnologia, programação e inovação. Adoro compartilhar conhecimento e aprender coisas novas todos os dias.
Tabela de conteúdos
Como melhorar o desempenho da sua equipe - Este artigo faz parte de uma série de artigos.
Parte 1: Esse Artigo

Desempenho é um dos temas frequentes que surgem em empresas e não foi diferente em 2024.

Focamos muito em ferramentas, OKRs, IA, processos e esquecemos a base fundamental da qualidade: As pessoas e como elas se interagem.

No final das contas, as pessoas determinam o desempenho final da sua empresa.

Nós devemos entender como fornecer um ambiente de trabalho de qualidade para as pessoas que estão inseridas no contexto.

Neste artigo, compartilho sobre o que é desempenho do ponto de vista cultural, motivacional e psicológico. Ou seja, um ponto de vista mais humano.


📝 Nota

Este artigo é baseado no livro Primed to Perform by Neel Doshi, Lindsay McGregor

Recomendo muito a leitura!


O que é desempenho
#

Um atributo importante quando falamos de desempenho é a criatividade. A criatividade de resolver problemas é essencial para o desempenho.

Sem criatividade, é impossível:

  • Acontecer a melhoria contínua
  • Ter ideias inovadoras para melhorias, features e produtos
  • Criar soluções efetivas e baratas
  • Realizar testes exploratórios eficientes

E existem estudos e pesquisas que mostram que a criatividade e inteligência (Q.I.) não têm uma correlação forte. Ou seja, não adianta muito montar uma equipe de pessoas inteligentes se não forem criativas.

E uma notícia pior: Existem estudos mostrando que a cada geração a inteligência melhora mas a criatividade tem piorado. É uma tendência perigosa.

Vamos entender melhor como criatividade pode ser afetada.

Professora Teresa Amabile, em Motivation and creativity: Effects of motivational orientation on creative writers, fez a seguinte experiência:

  • Juntou um grupo de poetas que eram sérios no que faziam
  • Pediram para escrever um poema curto sobre neves e gargalhadas

Mas a Professora Amabile não tinha interesse nos poemas, mas em entender como a motivação da pessoa pode afetar a criatividade.

Então a Professora Amabile pediu para os poetas passarem cinco minutos classificando uma lista de razões pelas quais escrevem poesia na ordem que consideravam pessoalmente mais importante.

E foram preparadas duas listas.

Algumas pessoas receberam a lista com motivações atreladas à diversão e propósito da escrita do poema:

  • Gosta de brincar com palavras
  • É uma oportunidade de se autoexpressar
  • Gosta de se envolver em criar personagens, eventos e imagens

E outras pessoas receberam a lista com motivações atrelado a pressão e necessidade:

  • O professor e seus pais te encorajaram a ser escritor (A pressão de agradar os pais e os professores)
  • Conhece casos onde autores ficaram financeiramente seguros quando tem um best-seller (Necessidade financeira)

Esse tipo de exercício de classificação é um método utilizado por pesquisadores para moldar temporariamente a motivação da pessoa.

E então escreveram novamente um novo poema. Quando o trabalho dos poetas foi avaliado, as pessoas que receberam a lista com motivações atrelado a diversão e propósito foram considerados 26% mais criativos que o grupo que recebeu a outra lista.

Na conclusão, ela escreveu:

“Gerentes não matam a criatividade de propósito. Mesmo assim, em busca de produtividade, eficiência e controle, imperativos importantes, eles destroem a criatividade”

Então quando falamos de desempenho, produtividade e eficiência é uma pequena parte do todo.

Quando falamos de uma equipe de alto desempenho precisamos entender dois tipos de desempenho.

O tático e o adaptativo.

Desempenho Tático
#

É a habilidade de executar bem um plano.

É sobre executar bem um sprint de acordo com o plano.

É sobre executar bem um OKR combinado trimestralmente.

E percebam que muitos dos planos são fáceis de medir!

Sprint temos métricas como burndown chart, C.F.D. e outras que muita gente cria para monitorar o andamento do sprint.

O OKR já possui métricas qualitativo ou quantitativo para analisar o resultado.

Ou seja, é fácil controlar. Esse é um dos motivos que fazem as pessoas focarem muito nesse tipo de desempenho.

É muito baseado em produtividade, eficiência e controle.

Desempenho tático se origina a partir de uma estratégia. A partir da estratégia de negócio que se originam os planos.

Desempenho Adaptativo
#

É a habilidade de divergir de um plano.

Imagine a seguinte situação:

  • Você tem que implementar no seu sistema 5 funcionalidades até o dia da palestra da sua empresa em uma conferência
  • Você e sua equipe planejaram que é possível fazer isso em 1 mês
  • Faltando 1 semana para a conferência, vocês perceberam que é impossível implementar as 5 funcionalidades, só uma ficou pronta

O que você faz? Vai continuar seguindo o plano? Claro que não!

São nestas situações que conseguimos perceber a habilidade de divergir de um plano. É preciso adaptar.

Os militares americanos usam o acrônimo VUCA para representar a limitação do desempenho tático. VUCA representa:

  • Volatility - Volatilidade
  • Uncertainty - Incertezas
  • Complexity - Complexidade
  • Ambiguity - Ambiguidade

São as situações inesperadas. Por exemplo:

  • Nós não temos tempo para testar tudo. E agora?
  • Temos um cliente nervoso no outro lado da linha do telefone. E agora?
  • Existe um bug que ninguém consegue detectar. E agora?

Equipes que tem um bom desempenho adaptativo, conseguem resolver os problemas acima e não deixam de lado.

O desempenho adaptativo vem da cultura.

Vamos observar as situações de VUCA novamente para entender por que isso vem da cultura:

  • Nós não temos tempo para testar tudo. E agora?

Sua equipe ignora os testes e entrega? Ou faz de tudo para entregar um produto de alta qualidade?

  • Temos um cliente nervoso no outro lado da linha do telefone. E agora?

Sua equipe fala mal do cliente? Ou tem empatia e reflete sobre a situação?

  • Existe um bug que ninguém consegue detectar. E agora?

Sua empresa fornece o tempo que for necessário? Ou tem um limite?

Ou seja, o desempenho adaptativo depende da cultura da equipe e da empresa.

Como é hoje
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Infelizmente o desempenho adaptativo, pela natureza dele, é muito difícil ou impossível de medir. Como resultado, esse tipo de desempenho é completamente ignorado.

Em contrapartida, mais de 100 anos de práticas de negócio possibilitaram o desenvolvimento de técnicas poderosas para gerenciar e medir o desempenho tático.

Qual o resultado disto?

Pense em inúmeras situações onde você precisou de um suporte para resolver um problema.

Você descobre que eles seguem um roteiro pré-definido ou é um chatbot com IA que não consegue inferir ou ter empatia sobre o seu problema.

Como você se sentiu?

Como o desempenho adaptativo e o tático são mutuamente exclusivos, eles existem em tensão contínua.

Isso faz com que a maioria esmagadora das empresas foquem em desempenho tático, destruindo o desempenho adaptativo, mesmo que não tenha a intenção.

Mas empresas com culturas excepcionais conseguem manter os dois tipos de desempenho balanceado.

Exemplo de uma cultura excepcional
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Quando uma empresa consegue balancear bem os dois tipos de desempenho, a qualidade do produto e do serviço fornecido melhora e muito.

Podemos olhar para a empresa South West Airlines como exemplo.

A South West Airlines é uma companhia aérea com o objetivo de oferecer passagens de baixo custo para viagens de curta distância.

Eles investem e focam muito em ter um ambiente de trabalho onde é possível praticar tanto a habilidade de seguir um plano e também de deixar de seguir um plano.

Quando candidatos são entrevistados para entrar na South West Airlines, a pergunta que o entrevistador faz é sempre algo sobre desempenho adaptativo:

  • Como você usou o humor para resolver uma situação complicada?

A empresa também cria um ambiente onde cada funcionário seja capaz de tomar decisão sem pedir a permissão do seu líder ou gerente. A proatividade acontece com natureza.

Por exemplo, uma funcionária viu um uma família se despedindo do pai, um soldado que estava indo para Kuwait. A funcionária permitiu que a família passasse pela segurança do aeroporto para passar mais tempo com o pai.

O resultado desta cultura:

  • 47 anos seguidos de lucro
  • Experiência do usuário excepcional
  • Funcionário feliz e motivado
  • Primeiro lugar em índice de satisfação do usuário em relação as outras empresas aéreas

Conclusão
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Muitas empresas de desenvolvimento de software focam em desempenho tático. É importante mas se quisermos implementar uma cultura de excelência é preciso primeiro entender o que é desempenho e como ela funciona.

A criatividade é a chave para o desempenho adaptativo mas sabemos também que ela está diminuindo a cada geração.

Mas como podemos melhorar essa situação?

Nos próximos artigos vamos entender o que podemos fazer para aumentar o desempenho adaptativo!

🥒🥒 Até o próximo artigo! 🥒🥒

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