São três métricas pouco conhecidas mas muito eficientes para detectar pontos de melhoria no seu processo.
São eles:
- Card Aging
- C.F.D. - Cumulative Flow Diagram
- %C&A - Percentage Complete and Accurate
Card Aging#
Ela mede o tempo que uma tarefa está parada em uma determinada etapa do processo.
É uma métrica visual onde quanto mais tempo uma tarefa ou card fica em uma etapa, a aparência dela vai ficando cada vez mais velha.
Pode ser útil em várias situações.
Por exemplo, se existe um card com aparência muito antiga na coluna:
- ‘BackLog’, devemos entender por que achamos ela importante mas não conseguimos trabalhar em cima dela e etc.
- ‘Doing’, devemos entender se existe um problema de dependência, dificuldade, complexidade ou de dúvida para implementar e etc.
- ‘Code Review’, devemos entender se existe um problema de commit grande, demora para rodar todas as verificações e etc.
- Na coluna ‘Testar’, devemos entender se o ambiente de testes é problemático, se a criação do cenário é demorada e etc.
Deve ser utilizada como uma métrica interna da equipe e sempre verificada, por exemplo, dentro de 15 minutos do daily.
O objetivo desta métrica é entender melhor quais problemas existem hoje no processo do time, identificar a causa raiz e implementar melhorias para que não aconteça mais.
Para medir, é recomendado utilizar ferramentas que já possuem esta funcionalidade embutida.
Já vi equipes utilizando três emojis para representar 3 estados:
- ✨ - Card novo.
- 👀 - Card com mais de dois dias na mesma etapa. Investigar e levar na retrospectiva.
- 🚨 - Card com mais de quatro dias na mesma etapa. Agir e levar na retrospectiva.
C.F.D. - Cumulative Flow Diagram#
Esta métrica traz inúmeras informações interessantes.
Ela é um gráfico que pode mostrar para o time as seguintes informações:

- Scope change: Houve uma mudança no escopo
- W.I.P.: Work in progress aproximado
- Lead time: Lead time aproximado
E tem outros. Mas a informação mais interessante é que ele mostra visualmente onde fica o gargalo do seu processo.
O gargalo é sempre a etapa com a maior área no gráfico.
Por exemplo:

Outro exemplo:

O objetivo principal desta métrica é identificar a etapa que está causando um acúmulo de itens e pensar em melhorias para evitar este acúmulo.
Para começar a medir, é preciso entender como medir e coletar diariamente esta métrica.
Recomendo google spreadsheet ou planilha com automação para medir de forma automática.
Na internet existem explicações e vídeos explicando como começar a medir o C.F.D.
Existe um artigo interessante que analisa alguns C.F.D. e possíveis conclusões que dá para tirar a partir do gráfico:
%C&A - Percentage Complete and Accurate#
Esta métrica reflete a qualidade do item de cada etapa do seu processo.
Por exemplo, imagine que 3 itens foram concluídos na etapa de desenvolvimento e foram para a etapa de code review.
2 itens não foram possíveis de realizar o code review pois:
- 1 item tinha testes falhando, não vale a pena fazer code review
- 1 item tinha problemas de compilação, não vale a pena fazer code review
Neste caso, o valor da métrica da etapa de desenvolvimento é:
1/3 = 33%
Significa que somente 33% do trabalho feito no desenvolvimento não precisa de reajustes no item.
Ou seja, quanto maior este número, melhor.
É uma métrica que mede o retrabalho dos itens que passam pelo processo.
E os seguintes itens entram como retrabalho:
- Não precisa corrigir nenhuma informação do item
- Não há informação faltando para a execução da tarefa
- Todas as informações são claras o suficiente para a execução da tarefa
Por exemplo, se na etapa de testes, o testador ficar com dúvida sobre como testar, conta como retrabalho.
Na internet, existem vários textos explicando como medir e como medir também o %C&A do processo como um todo.
Conclusão#
As métricas Card Aging, CFD e %C&A são métricas para otimizar processos, focando em visibilidade, identificação de gargalos e qualidade do trabalho entregue.
Comece com uma métrica que você acha interessante, integre-a às rotinas como daily ou retrospectivas e use ferramentas simples (como Kanban ou planilhas) para a medição.
E veja se você e sua equipe ganham clareza para tomar decisões baseadas em dados para promover uma cultura de melhoria contínua.
E você? Tem uma métrica interessante que tem ajudado você e sua equipe para contribuir na melhoria contínua?
Comenta ou vem falar comigo!
🥒🥒 Espero que tenham curtido e até o próximo artigo! 🥒🥒


